Essa aliança entre as duas famílias, bem como o desejo comum de produzir um distinto vinho argentino, deu
origem ao Flechas de Los Andes Cabernet Franc, um corte fino elaborado principalmente com uvas cabernet franc.
Tons avermelhados de média a alta intensidade. No nariz, este vinho expressa toda a elegância do varietal:
pimentão vermelho e rosas, moldados pela mineralidade do terroir e leves descritores do carvalho. Paladar com intensidade média e uma textura sedosa. Final elegante e delicado que permite desfrutar da tipicidade varietal sem predominância do carvalho.
Moela grelhada crocante com tomate assado e salsinha
Queijo Brie
de Meaux
Espaguete com
molho de tomate
Coelho assado,
com alho e alecrim
O ano de 2020 deixou uma marca inconfundível em todos os vinhos. Para variedades de ciclo longo, como o Cabernet Franc, acentuou-se o perfil de frutas negras e geleias. O Flechas de Los Andes Cabernet Franc não foge à regra: amadurecido por um ano em foudres, apresenta cor granada, aromas de groselha, notas de compota, um toque de ameixa e cereja em calda, com uma nota de calor solar.
Graças a um cuidadoso trabalho de extração na vinícola, tem paladar de média concentração, com taninos macios e uma riqueza própria de uma safra quente e seca. Equilibrado em sabor e fruta, é ideal para ser apreciado agora ou ao longo dos próximos 5 anos.
A safra 2021 foi ideal para as variedades bordalesas, com temperaturas frescas desde a primavera e boa umidade em fevereiro. O Flechas de Los Andes Cabernet Franc se ajusta perfeitamente a um ano delicado. Também maturado por um ano em foudres, abre com notas de ervas silvestres, cinza e um leve toque de lúpulo. No nariz, aparecem ainda groselha e ameixa fresca, com toques de alcaçuz e anis.
Com textura média e cremosa, tem paladar ágil e untuoso, revelando um perfil longo, sabor equilibrado e taninos finos. Um vinho cheio de nuances, sustentado por excelente frescor. Para apreciar agora ou guardar por até 10 anos.
A safra de 2022 ficou um pouco ofuscada pelo equilíbrio da 2021, mas foi igualmente promissora para as variedades bordalesas — com um diferencial: por ser uma safra seca, intensificou uma expressão levemente mais concentrada.
Maturado por um ano em foudres, oferece aromas de cereja e guinda frescas, combinadas com ervas do campo, um toque de madeira sutil (ainda em integração) e um traço de cinza, típico do Cabernet Franc bem trabalhado. Em boca, taninos polidos e suaves, com alta expressividade e concentração precisa. Um vinho delicioso, pronto para beber agora ou ao longo dos próximos 15 anos.
O ano marcou o retorno das safras quentes, com 2023 levando ao extremo a condição de seca. As geadas — tanto precoces quanto tardias — não foram exceção. Gerenciar a colheita com precisão foi essencial para o Cabernet Franc.
Na Flechas de Los Andes, foram feitas duas colheitas:
A primeira resultou em um perfil perfil mais leve.
A segunda, mais encorpada.
Combinadas, ressaltam a complexidade do vinho. Após um ano em foudres, revela aromas herbáceos, levemente mentolados, com notas de cereja madura, quase em calda, e guinda negra, sobre um fundo de fruta escura que aporta energia.
Na boca, apresenta intensidade marcante, médio corpo oleoso e final levemente ajustado. Um vinho cheio de vitalidade, perfeito para uma safra complexa. Para beber agora ou guardar por até 10 anos.