Localizado a 120 quilômetros ao sul da cidade de Mendoza, entre as latitudes 33,3°S e 33,8°S, o Vale do Uco está situado no ápice das cinco regiões vinícolas da província e é a área mais importante para a produção de vinhos de alta qualidade. São mais de 25.000 hectares dedicados aos vinhedos, produzindo essencialmente variedades tintas, sendo o Malbec o rei das castas.
Irrigado pelos rios Tunuyán, Las Tunas e Yaucha, o Vale do Uco é um oásis produtivo localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, cujos picos chegam a 6.000 metros e formam uma barreira natural contra os ventos úmidos do Oceano Pacífico. Isso, e a distância de 1000 km do Atlântico, propiciam uma viticultura continental. Devido ao clima continental seco e semi-árido, e outro fatores como 250 dias de sol intenso por ano, variação de temperatura diurna em torno de 15 graus, estações do ano muito diferentes, solo de origem aluvial com cascalho e pedras, e a irrigação natural por água de degelo, o Vale do Uco produz vinhos altamente concentrados com uma estrutura tânica elegante, aromas, sabores e cores intensas, além de acidez suficiente para garantir frescor e excelente potencial de envelhecimento.
Este é um lugar verdadeiramente privilegiado onde a Flechas de Los Andes se enraizou em 102 hectares localizados a 1100 metros de altitude. Mais especificamente em Vista Flores, sub-região do Vale do Uco, hoje reconhecida mundialmente pela qualidade de seus vinhos premium, um ambiente único, ideal para a produção de grandes vinhos.
A amplitude térmica entre o dia e a noite é uma das principais características do local, o que é particularmente benéfico para a uva Malbec, pois permite atingir seu potencial máximo e assim obter a melhor expressão do terroir: um vinho com uma profunda cor e frescor desejável. A intervenção humana é essencial em todo o processo de vinificação, razão pela qual faz parte do próprio terroir.
Há uma fluidez significativa na troca de conhecimentos entre os vinicultores de diferentes países produtores como a França, a Espanha, a Austrália, etc., o que mantém nossos técnicos atualizados, mas sem perder nossa identidade argentina.
Localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, o vinhedo está plantado em um solo aluvial, que é o resultado do movimento de diferentes materiais minerais entre as montanhas ao longo do tempo. É justamente por isso que o solo é tão rico em minerais, e é composto de diferentes rochas, areia e argila. Pela mesma razão, não contém muita matéria orgânica, mas contém o suficiente para o desenvolvimento da uva.